Descubra os 7 pecados comuns de quem procura vender casa

Quando se pretende vender casa, convém evitar ao máximo determinados equívocos e precipitações. Qualquer passo em falso pode fazer a diferença, não só na rapidez com que o negócio é fechado, como nos valores pelos quais a transação final é efetuada.

Em seguida, apresentamos sete erros frequentemente cometidos pelos que se aventuram sozinhos no campo imobiliário. Tenha-os a todos em consideração, de modo a não colocar em risco a venda do seu imóvel.

 

1. Não prestar atenção ao estado em que se encontra o espaço

Para começar, é fundamental não deixar que a casa se deteriore ou pareça estar ao abandono, ainda que não esteja habitada. Há que ter cuidado com aspetos relevantes e facilmente visíveis e detetáveis por aqueles que visitam o lugar.

Preste atenção ao estado de conservação em que se encontra o imóvel. Se for preciso, proceda mesmo a pequenas obras de restauro que lhe deem um ar cuidado.

 

2. Deixar o imóvel carregado de mobília e com objetos pessoais

Quando se quer vender casa, além da conservação da habitação em si, é conveniente que esta se apresente com um estilo sóbrio e impessoal, designadamente no que respeita à decoração. Assim sendo, ter os espaços demasiado preenchidos com mobília é desnecessário e desaconselhável.

A harmonia e a discrição são, em resumo, as palavras de ordem na hora de vender casa. Ao comprador caberá depois a tarefa de personalizar e decorar o lar a seu gosto. Não se preocupe com isso.

 

3. Ter a casa completamente vazia

Da mesma forma que é contraproducente exibir um espaço com demasiados móveis e pertences individuais, também não é desejável que este se encontre demasiado vazio.

O ideal será, portanto, deixar algum mobiliário em cada uma das divisões do imóvel. Nunca se esqueça de que tudo tem de primar sempre pela sobriedade e neutralidade.

 

4. Omitir informação sobre a habitação

Não se negue a facultar todas as informações básicas e essenciais e a responder, de forma verdadeira e transparente, a alguma questão que lhe seja colocada sobre a casa. Faça-o mesmo que tal implique ter de reconhecer alguma desvantagem ou anomalia.

À partida, devem ser providenciados dados relativos à habitação – desde particularidades legais, como despesas com o condomínio. Deste modo, o interessado no imóvel não será surpreendido negativamente por algo que tenha sido ocultado.

 

5. Não fazer boa publicidade ao espaço que pretende vender

Ser honesto não implica, porém, que não se faça gala dos fatores positivos que houver a realçar, nem que se enfatize e sobrevalorize constantemente os pontos maus.

Durante as visitas, vinque bem aos interessados no espaço a preocupação que teve em deixá-lo renovado, funcional e limpo. Ao mesmo tempo, enalteça as valências que o mesmo possui por si só.

 

6. Tentar vender casa por um valor desproporcional

A maioria das pessoas que deseja vender casa tende a pedir um montante exorbitante: ou porque guarda bastante estima pessoal em relação à habitação ou, simplesmente, por uma questão de (má) estratégia. Por outro lado, baixar em demasia os valores pode gerar desconfiança acerca da qualidade do imóvel por quem está de fora.

O que se recomenda é ponderação e sabedoria para que se consiga chegar até um preço final ajustado. Neste capítulo, efetuar um estudo de mercado aprofundado é importante. No entanto, para isso, é também indispensável um conhecimento vasto na matéria – o que não é fácil para quem não é do ramo.

 

7. Não recorrer à ajuda de um especialista no mercado

Os seis pontos referidos atrás acontecem, na maior parte das vezes, quando se incorre num outro erro fatal ao vender casa: não se socorrer de uma ajuda especializada na área nem dar ouvidos aos conselhos por esta prestados.

As agências imobiliárias e os seus profissionais conhecem bem o mercado, sabem exatamente o que procura a generalidade dos compradores e que tipo de argumentos devem utilizar com eles. Não admira por isso que, através destas, a probabilidade de alcançar uma venda boa e rápida seja maior. Em sentido inverso, os que tentam negociar por sua conta pessoal, costumam demorar mais tempo e obter quantias mais baixas.

 

Na RE/MAX Win e RE/MAX Maia tem os parceiros de que precisa para vender a sua casa! Contamos com equipas de colaboradores altamente competentes e prontas a dar-lhe o seu valioso contributo. Fale connosco e conheça os conselhos dos nossos especialistas.

 

TENHO UM IMÓVEL PARA VENDA